domingo, 22 de janeiro de 2012

ecologia no Brasil

O desenvolvimento da ecologia no Brasil


Rogério Parentoni MARTINS*, **, Carlos Araújo LIMA*, ***

RESUMO

Para o desenvolvimento da ecologia no país é necessário considerar quatro problemas fundamentais: 1. A

restrita contribuição dos ecólogos brasileiros para desenvolvimento teórico da ecologia; 2. As dificuldades

que os integrantes dos programas de pós-graduação têm em reconhecer a identidade intelectual da ecologia

e desenhar os contornos que definem sua abrangência; 3. Envolvimento de profissionais sem formação

ecológica específica, por exemplo, engenheiros sanitários, agrônomos e florestais, arquitetos, sociólogos

e pedagogos em práticas ambientais, muitas vezes exercendo atividades no âmbito da competência de

ecólogos, mas ignorando conhecimentos ecológicos fundamentais para as soluções que propõem; 4. Por

isso mesmo, os ecólogos devem entender não só a necessidade de uma abordagem interdisciplinar dos

problemas ambientais, mas também identificar e diferenciar o papel efetivo da teoria ecológica na construção

e aplicação do conhecimento interdisciplinar.

Palavras - chave: Desenvolvimento da ecologia, Interdisciplinaridade, Teoria ecológica

ABSTRACT

Four shortcomings prevent the improvement of ecology in Brazil: 1. Brazilian ecologists are not contributing

significativelly to theoretical ecology; 2. Members and students of gratuate programs in ecology have

difficulties to recognize the identity of ecology; 3. Non-ecologists working on environmental problems

lack fundamental knowledge in ecology; 4. Ecologists do not recognize interdisciplinarity as essencial to

solve environmental problems.

Key-words: Ecology improvement, Interdisciplinarity, Ecology Theory

* Representantes da Área de Ecologia e Meio Ambiente da CAPES.

** Laboratório de Ecologia e Comportamento de Insetos, Departamento de Biologia geral, ICB-UFMG, Cx. Postal, 486, 30.161-970,

Belo Horizonte, MG, e-mail:wasp@mono.icb.ufmg.br.

*** Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Cx. Postal 478, 69 011-970, Manaus, AM.

Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 1, p. 83-86, jan./jun. 2000. Editora da UFPR 83

84 Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 1, p. 83-86, jan./jun. 2000. Editora da UFPR

MARTINS, R. P. O desenvolvimento da ecologia no Brasil

Introdução

Há quatro problemas fundamentais a serem enfrentados

pelos pesquisadores e professores de ecologia: 1.

A restrita contribuição dos ecólogos brasileiros para desenvolvimento

teórico da ecologia; 2. Em parte como

um resultado do primeiro problema, as dificuldades que

os integrantes dos programas de pós-graduação têm em

reconhecer a identidade intelectual da ecologia

(Coutinho, 1996) e de conseqüentemente desenhar os

contornos que definem sua abrangência; 3.

Envolvimento de profissionais sem formação ecológica,

por exemplo, engenheiros sanitários, agrônomos e florestais,

arquitetos, sociólogos e pedagogos em projetos

ambientais, muitas vezes exercendo atividades no âmbito

de nossa competência ou ignorando aspectos ecológicos

fundamentais nas soluções que propõem. Isso

ocorre por que os ecólogos têm dificuldades em reconhecer

e definir a identidade intelectual da disciplina e

porque aqueles profissionais estão rapidamente incorporando,

à revelia, a “ecologia ou meio ambiente” como

escopo de suas atividades profissionais; 4. Por isso

mesmo, os ecólogos devem entender não só a necessidade

de uma abordagem interdisciplinar dos problemas

ambientais, mas também identificar e diferenciar o papel

efetivo da teoria ecológica na sua construção e aplicação.

Discussões de tais problemas fundamentais deveriam

ocorrer periodicamente como uma atividade dos

cursos de pós-graduação. Mas, ao contrário, são geralmente

relegadas a segundo plano, em virtude das prioridades

estabelecidas, em parte, pela estrutura das universidades

e institutos de pesquisa e também pela falta de

interesse de participação por parte dos pesquisadores que

são excessivamente especializados.

Para que as futuras gerações de ecólogos possam

associar o valor dessas discussões com o desenvolvimento,

maturidade e credibilidade da ecologia no Brasil,

cabe-nos a tarefa de incluí-las na pauta de discussões

prioritárias dos programas de pós-graduação. Deste

modo, os jovens aspirantes a ecólogos se sentirão estimulados,

cada vez mais, a identificar e ultrapassar as

limitações que dificultam o desenvolvimento da ecologia

brasileira e sua credibilidade como um instrumento

de desenvolvimento econômico e social do país.

Os quatro

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