O desenvolvimento da ecologia no Brasil
Rogério Parentoni MARTINS*, **, Carlos Araújo LIMA*, ***
RESUMO
Para o desenvolvimento da ecologia no país é necessário considerar quatro problemas fundamentais: 1. A
restrita contribuição dos ecólogos brasileiros para desenvolvimento teórico da ecologia; 2. As dificuldades
que os integrantes dos programas de pós-graduação têm em reconhecer a identidade intelectual da ecologia
e desenhar os contornos que definem sua abrangência; 3. Envolvimento de profissionais sem formação
ecológica específica, por exemplo, engenheiros sanitários, agrônomos e florestais, arquitetos, sociólogos
e pedagogos em práticas ambientais, muitas vezes exercendo atividades no âmbito da competência de
ecólogos, mas ignorando conhecimentos ecológicos fundamentais para as soluções que propõem; 4. Por
isso mesmo, os ecólogos devem entender não só a necessidade de uma abordagem interdisciplinar dos
problemas ambientais, mas também identificar e diferenciar o papel efetivo da teoria ecológica na construção
e aplicação do conhecimento interdisciplinar.
Palavras - chave: Desenvolvimento da ecologia, Interdisciplinaridade, Teoria ecológica
ABSTRACT
Four shortcomings prevent the improvement of ecology in Brazil: 1. Brazilian ecologists are not contributing
significativelly to theoretical ecology; 2. Members and students of gratuate programs in ecology have
difficulties to recognize the identity of ecology; 3. Non-ecologists working on environmental problems
lack fundamental knowledge in ecology; 4. Ecologists do not recognize interdisciplinarity as essencial to
solve environmental problems.
Key-words: Ecology improvement, Interdisciplinarity, Ecology Theory
* Representantes da Área de Ecologia e Meio Ambiente da CAPES.
** Laboratório de Ecologia e Comportamento de Insetos, Departamento de Biologia geral, ICB-UFMG, Cx. Postal, 486, 30.161-970,
Belo Horizonte, MG, e-mail:wasp@mono.icb.ufmg.br.
*** Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Cx. Postal 478, 69 011-970, Manaus, AM.
Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 1, p. 83-86, jan./jun. 2000. Editora da UFPR 83
84 Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 1, p. 83-86, jan./jun. 2000. Editora da UFPR
MARTINS, R. P. O desenvolvimento da ecologia no Brasil
Introdução
Há quatro problemas fundamentais a serem enfrentados
pelos pesquisadores e professores de ecologia: 1.
A restrita contribuição dos ecólogos brasileiros para desenvolvimento
teórico da ecologia; 2. Em parte como
um resultado do primeiro problema, as dificuldades que
os integrantes dos programas de pós-graduação têm em
reconhecer a identidade intelectual da ecologia
(Coutinho, 1996) e de conseqüentemente desenhar os
contornos que definem sua abrangência; 3.
Envolvimento de profissionais sem formação ecológica,
por exemplo, engenheiros sanitários, agrônomos e florestais,
arquitetos, sociólogos e pedagogos em projetos
ambientais, muitas vezes exercendo atividades no âmbito
de nossa competência ou ignorando aspectos ecológicos
fundamentais nas soluções que propõem. Isso
ocorre por que os ecólogos têm dificuldades em reconhecer
e definir a identidade intelectual da disciplina e
porque aqueles profissionais estão rapidamente incorporando,
à revelia, a “ecologia ou meio ambiente” como
escopo de suas atividades profissionais; 4. Por isso
mesmo, os ecólogos devem entender não só a necessidade
de uma abordagem interdisciplinar dos problemas
ambientais, mas também identificar e diferenciar o papel
efetivo da teoria ecológica na sua construção e aplicação.
Discussões de tais problemas fundamentais deveriam
ocorrer periodicamente como uma atividade dos
cursos de pós-graduação. Mas, ao contrário, são geralmente
relegadas a segundo plano, em virtude das prioridades
estabelecidas, em parte, pela estrutura das universidades
e institutos de pesquisa e também pela falta de
interesse de participação por parte dos pesquisadores que
são excessivamente especializados.
Para que as futuras gerações de ecólogos possam
associar o valor dessas discussões com o desenvolvimento,
maturidade e credibilidade da ecologia no Brasil,
cabe-nos a tarefa de incluí-las na pauta de discussões
prioritárias dos programas de pós-graduação. Deste
modo, os jovens aspirantes a ecólogos se sentirão estimulados,
cada vez mais, a identificar e ultrapassar as
limitações que dificultam o desenvolvimento da ecologia
brasileira e sua credibilidade como um instrumento
de desenvolvimento econômico e social do país.
Os quatro
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